Antes de começarmos a falar sobre os sinais de que você já está precisando de um CRM na sua empresa, vamos falar sobre o que é um CRM:
CRM (Customer Relationship Management) ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português é um sistema que auxilia a sua empresa a ter uma visão 360 do seu cliente. Seja você uma empresa pequena ou uma empresa grande, fazer a gestão do ciclo de vida dos seus clientes, seja de forma manual ou automática é uma necessidade para o seu negócio continuar crescendo e se manter sustentável.
Quando a empresa está crescendo, ou até mesmo quando já é grande, mas ainda não tem todos os seus processos amarrados, tem alguns sinais que indicam que implantar um sistema de CRM vai ajudar muito a melhorar o dia-a-dia e dar muito mais visibilidade e escala pro seu negócio.
Separei os 5 principais sinais de que você precisa revisar os seus processos e implantar um CRM na sua empresa, vamos à lista:
1. A empresa está pronta para crescer, mas você não está confiantes de que as coisas estão preparadas
Empresas que estão em um momento de crescimento, mas as pessoas e os processos não estão acompanhando esse crescimento na mesma velocidade e isso está começando a gerar mais dor de cabeça, prejudicando a produtividade e os resultados finais do negócio.
2. Ter informações sobre os clientes espalhadas em um monte de planilhas
É muito comum, que as empresas iniciem os cadastros de clientes em uma ou várias planilhas de excel, que ficam espalhadas na rede da empresa, no e-mail dos usuários e quando essa informação precisa ser compartilhada com outras equipes, a informação não está correta ou pela metade.
3. Não saber a última vez que o seu cliente entrou em contato com você
Imagine o seu cliente entrando em contato com o seu time de atendimento e eles não sabem o que responder? Sem ter um sistema que consolida todos os dados do cliente em um único lugar, montar um time com foco no cliente é praticamente impossível.
4. Ter uma sensação de que não está sabendo o que a equipe realizou hoje
Seu time está crescendo, você está precisa acompanhar o que eles estão fazendo, quantidade de leads que foram contatados, quais foram as interações realizadas com os clientes e o resultado das ações.
5. Olhar para o seu pipeline e não conseguir se comunicar de forma segmentada com seus clientes e prospects
A sua tabela dinâmica do excel está funcionando, mas não da forma que queria. Quando você precisa mandar uma mensagem direcionada para alguns clientes ou até mesmo montar uma proposta ou mensagem especial para um grupo específico de clientes, esse trabalho se torna muito grande e os benefícios acabam não superando o tempo dedicado à isso.
Se esses sinais fazem parte do seu dia a dia, certamente está na hora de considerar a implantação de um sistema de CRM na sua empresa.
Se você estiver precisando de ajuda para escolher o seu CRM, revisar os seus processos e escalar o seu negócio, a Duko pode te ajudar. Visite o nosso site ou só mandar um e-mail para eduardo.mariano@duko.com.br e marcamos um papo.
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